terça-feira, 5 de março de 2024

Nota oficial da FEB sobre as denúncias de adulterações em livros psicografados por Chico Xavier

A Federação Espírita Brasileira - FEB lançou um comunicado oficial nas suas redes sociais em resposta ao caso divulgado na imprensa nacional sobre as queixas feitas por um grupo de confrades espíritas de supostas "adulterações" de várias obras psicografadas por Chico Xavier publicadas pela Editora da FEB (Veja a matéria aqui).

A nota febiana é a seguinte:

A Federação Espírita Brasileira (FEB) e a União Espírita Mineira – entidade representativa do Estado de Minas Gerais no Movimento Espírita brasileiro – comunicam que, por meio de uma exitosa parceria entre ambas instituições, está em andamento minucioso trabalho de revisão e cotejamento (leitura comparada) das obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier publicadas pela FEB, com a finalidade de se identificar e ajustar possíveis diferenças com relação às primeiras edições ou às edições consideradas definitivas.

Desde 2022, esse esforço coletivo resultou em cerca de 9.500 páginas revisadas, 15 títulos já publicados e outros 18 que se encontram em processamento, com previsão de disponibilização gradativa a partir do segundo semestre deste ano.

Leia a nota de março de 2022 sobre a parceria entre as instituições no portal da FEB, menu A FEB, item Notas Oficiais.

A UEM tem como um de seus compromissos realizar o trabalho de interlocução com os interessados na divulgação do Espiritismo por meio dos livros psicografados por Chico Xavier e publicados pela FEB.

Com esta relevante e fraterna parceria entre as duas instituições, a FEB e a UEM ratificam a responsabilidade de união e unificação do Movimento Espírita e de oferecer a todos a Doutrina Espírita à luz do Evangelho de Jesus – um dos objetivos da vida e obra de nosso Chico Xavier.

Federação Espírita Brasileira 

União Espírita Mineira

Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG), 4 de março de 2024.

Fonte: fanpage da FEB no Facebook

Bem, as coisas parecem se encaminhar para uma boa resolução. No entanto, ainda há muitos descontentes com a entidade; o médium Carlos Baccelli, conterrâneo mineiro e amigo de Chico Xavier, por exemplo, expressou sua opinião num grupo de debates doutrinários no Facebook:

"O ideal seria que a FEB convidasse uma comissão extra Federações para acompanhar as correções nas adulterações que foram feitas. Uns 5 companheiros estudiosos do problema que vem se arrastando desde muito. Somente a União Espírita Mineira não basta."
Carlos Baccelli

Bem, as coisas parecem se encaminhar para uma boa resolução. No entanto, ainda há muitos descontentes com a entidade; o médium Carlos Baccelli, conterrâneo mineiro e amigo de Chico Xavier, por exemplo, expressou sua opinião num grupo de debates doutrinários no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário