domingo, 1 de março de 2020

Encontrada uma nova 5ª edição de "A Gênese" de Allan Kardec


Uma descoberta surpreendente está agitando o movimento espírita — ou, pelo menos, no meio dos pesquisadores e mais estudiosos espíritas: uma quinta edição de A Gênese de Allan Kardec, "revisada, corrigida e aumentada", datada de 1869, lançada pela Livraria Espírita e de Ciências Psíquicas. Este achado foi revelado neste domingo página Imagens e Registros Históricos do Espiritismo, também conhecida como CSI do Espiritismo, dirigida pelo pesquisador espírita Carlos Seth Bastos (Jacareí, SP) Esta edição põe em xeque todos os pontos de vistas até então postos acerca do conteúdo definitivo do quinto livro da codificação espírita e reacende a polêmica da tese de que esse livro, A Gênese, foi adulterada após a desencarnação do codificador espírita.

Carlos Seth Bastos

Acesse a página CSI: Espiritismo - Imagens e registros Históricos do Espiritismo

O referido exemplar correspondente à 5ª edição de A Gênese foi encontrado na Biblioteca da Universidade de Neuchâtel, na Suíça, e era inédito para todos nós pesquisadores espíritas. O registro bibliotecário da obra está disponível no site da dita biblioteca (Réro.ch), e pode ser visto diretamente por este link. Pela imagem a seguir pode-se ver os dados de catalogação da obra:


Temos então a informação precisa de que se trata mesmo de uma cópia de uma 5ª edição de A Gênese de Allan Kardec, datada de 1869, com a menção "revue et corrigée" (em francês), ou seja: "revisada e corrigida".

É uma pena que a biblioteca não fornece acesso online ao conteúdo do livro, tal como a BnF - Biblioteca Nacional da França, que está digitalizando todo o seu acervo e disponibilizando livremente os arquivos digitais. No entanto, Carlos Seth obteve algumas imagens da obra e já publicou três delas. A primeira delas mostra o índice:


Em seguida foi disponibilizada a foto com as duas páginas iniciais do exemplar: uma folha com os dados da tipografia: "Paris, tipografia dos Irmãos Rouge, Dunon et Fresné, localizada na rua Four-Saint-Germant, n° 43"; na página ao lado, a folha de rosto do livro, com o título, subtítulo, nome do autor, resumo e dados da edição, donde se lê: "Quinta edição, revisada, corrigida e aumentada", com o nome da livraria: "Librairie Spirite et des Sciences Psychologiques" (Livraria Espírita e de Ciências Psicológicas), situada na Rua de Lille n° 7, centro de Paris. Consta ainda o ano da publicação: 1869.

Veja a foto:


A terceira imagem é da página final do capítulo XV ("Os milagres do Evangelho"), com o tema "Desaparecimento do corpo de Jesus", encerrado no item número 87, veja:



O que está em jogo?

Como foi muito noticiado, desde o final de 2017 estamos nos debruçando sobre a legalidade das alterações que o livro A Gênese recebeu em seu conteúdo, comparando a 4ª edição  publicada por Allan Kardec em fevereiro de 1869 (portanto, o mês anterior ao seu falecimento)  e a 5ª edição, que até então nós conhecíamos pela publicação feita em 1872 (cerca de 3 anos depois do retorno do codificador espírita ao plano espiritual), empreendida por Pierre-Gaëtan Leymarie, então dirigente institucional herdeiro da administração dos direitos autorais de Kardec.

Nesse contexto, a pesquisadora Simoni Privato Goidanich apresentou a tese de que Leymarie e cúmplices haviam feito essas alterações indevidamente, caracterizando assim a "adulteração intelectual da obra" (ver mais aqui).



As evidências apresentadas por Simoni foram significativas, apoiadas pelos registros oficiais da Biblioteca Nacional da França. Até enquanto publicadas por Kardec, o livro não havia sofrido alterações, ou seja, da 1ª à 4ª edição, o conteúdo era rigorosamente o mesmo, o que bem poderíamos chamar tão somente de "reimpressões" as edições seguintes à publicação original. A BnF, porém, registra cada nova tiragem de um mesmo livro como uma nova edição. E mais, em se tratando de uma edição revisada (o que de fato caracteriza uma nova edição) os registros requerem a devida informação de que o seu conteúdo está sendo modificado, tanto que o registro da 5ª edição de 1872 traz esse adendo.

Em suma, tudo leva a crer — segundo os dados da BnF — que as alterações feitas em A Gênese foram no lançamento de 1872 (empreendida por Leymarie). Logo, pelo que consta, esta publicação encontrada na Suíça não consta nos registros da BnF, do contrário, a edição de 1872 deveria ser a 6ª (e não 5ª) e os dados de sua entrada nos registros oficiais não precisariam, ou não deveriam, aludir a uma edição revisada, posto que as alterações já haviam sido mencionadas na tal 5ª edição de 1869 encontrada na Suíça.


A controvérsia sobre as ditas adulterações

A tese da Simoni Privato fez movimentar grande campanha em defesa do conteúdo original de A Gênese e muitas instituições espíritas — no Brasil e em outros países — passaram a substituir a 5ª edição de Leymarie pela 4ª edição que Kardec lançou em fevereiro de 1869. Inclusive nós da Luz Espírita cuidamos dessa substituição (saiba mais aqui).



Entretanto, houve quem se posicionasse absolutamente contra à tese da adulteração.

Frente ao caso, a FEB - Federação Espírita Brasileira emitiu uma nota oficial apontando seu posicionamento institucional sobre a polêmica ratificando crer que as alterações contidas na edição publicada por Leymarie em 1872 eram legitimamente concernentes a uma revisão feita por Kardec, e manteve aquela 5ª edição como o livro definitivo de A Gênese (ver aqui), apesar de ela, a FEB, não apresentar nada mais que uma negação pura às evidências apresentadas por Simoni Privato, posto que também nada constava, com segurança, que aquelas alterações haviam sido, de fato, oriundas da pena de Kardec.




E agora?

Temos então um patinho-feio nessa história: essa 5ª edição de 1869, cujo conteúdo ainda não conhecemos. Seriam as alterações contidas nesta cópia suíça as mesmas da edição que Leymarie lançou em 1872? — Esta é a questão chave, que poderá então esclarecer definitivamente tudo. Senão vejamos: digamos que esta 5ª edição de 1869 seja diferente da 5ª edição de 1872, e teremos a melhor evidência de que Leymarie e seus comparsas realmente adulteraram o livro final revisado por Kardec.

Outras especulações são possíveis: será que esta 5ª edição atualizada contém mesmo revisões feitas por Kardec? O ano é 1869, mas não temos o mês; com efeito, é certo que ela é posterior à desencarnação do codificador, porque ela traz o selo da Livraria Espírita, fundada no dia seguinte à morte de Kardec.

Posto que seu lançamento é posterior à partida do seu autor, temos uma complicação jurídica aqui: mesmo admitindo que as alterações nela contidas tenham sido devidamente preparadas por Kardec e seus clichês já estivessem montados antes do passamento do líder espírita, em razão de não ter havido tempo para que ele fizesse o devido pedido dessas alterações junto ao controle de registro literário do governo francês, seria legal essa publicação? Teria sido essa 5ª edição lançada sem ser registrada? E por isso essa edição não consta nos documentos de controle da BnF?

A propósito, este exemplar suíço é autêntico? A data nele contido está correta?

Ah, são muitas perguntas a serem resolvidas! Mas, uma coisa é certa: a História do Espiritismo está por ser recontada.

Por hora, portanto, só nos resta esperar para podermos estudar o conteúdo dessa nova edição encontrada por Carlos Seth Bastos e juntar as peças desse quebra-cabeça. E nós vamos acompanhar tudo de perto noticiando a todos o que apurarmos.

Inscreva-se no nosso Twitter para receber tudo em primeira mão!
https://twitter.com/LuzEspirita

2 comentários:

  1. Realmente impressiona como conseguem escrever tanto sem explicar nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há tempo de arar e há tempo de colher. De fato, não pudemos oferecer respostas para todas as questões envolvidas nesse caso porque permanecem em aberto. E o propósito da matéria não foi fechar a questão, mas noticiar um fato dentro do processo, aliás um fato muito relevante que vai ajudar a compor a resolução de tudo. Apesar disso, a matéria traz sim muitos esclarecimentos, embora exija que o leitor consulte outras passagens (conforme indicamos no ínterim da matéria) para entender todo o caso, dada a sua complexidade. Uma leitura atenciosa e desapaixonada desse artigo o fará compreender melhor a situação.

      Excluir