sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Artigo: "Um fato singular", por Carlos Luiz


Ainda sobre a discussão sobre o caso A Gênese (saiba mais aqui), recebemos e compartilhamos com todos mais um artigo de nosso confrade Carlos Luiz (Fortaleza, Ceará), sociólogo, coordenador do Grupo Marcos e um dos idealizadores da plataforma de estudos espírita online PEADE. Este artigo é uma sequência de "Se os fatos importassem", publicado aqui em dezembro do ano passado (ver aqui).

Confira a nova composição:


Um fato singular

"Uma mentira dá uma volta inteira ao mundo
antes mesmo de a verdade ter oportunidade de se vestir."
Winston Churchill 


Um fato com consequências imprevisíveis

Ao tomar notícia das acusações contra a última edição da quinta obra de Allan Kardec  A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo  minha análise foi simples: mais uma polêmica inútil. Infelizmente, não poderia ter errado mais. Ao acompanhar a polêmica, para meu espanto, entendi do que se tratava: o mais grave ataque às obras do Codificador Espírita e à honra de seus continuadores jamais sofrido na história do Espiritismo. Buscava-se não apenas atacar a obra, mas a honra e a dignidade dos principais continuadores de Kardec  inclusive, sua esposa e companheira intelectual, Amelie Gabrielle Boudet; além de Léon Denis, Alexandre e Gabriel Delanne e Berthe Fropo. Aceita a acusação, as consequências seriam inevitáveis: "todos participaram da adulteração ou foram coniventes", simplesmente porque não pode haver crime cultural público sem criminosos, apoiadores e negligentes. Nunca um ataque ao Espiritismo teria consequências tão graves.

Essa acusação, do ponto de vista de qualquer espírita sério, é gravíssima. São acusações, que se comprovadas, não apenas demonstraria a leviandade dos continuadores do Espiritismo no mundo, bem como, permitiria uma correção irresponsável da obra de Kardec sob o pretexto de duvidosas provas históricas. Isso acontece hoje.

Sem uma intervenção dos espíritas sérios e estudiosos, a deformação irreversível do Espiritismo será inevitável. Em poucos anos, teremos tantas obras “verdadeiras” da codificação quanto as fantasias dos que lutam por fama e fortuna no movimento espírita. Eles são muitos.

Em mais 160 anos de Espiritismo, todas as numerosas polêmicas que foram vividas se davam respeitando a sabedoria de Kardec e dos Espíritos superiores. Disputava-se como melhor compreendê-las. Agora, alteram-se os textos saídos da mão do codificador, acusa-se os colaboradores mais honrados, corrige-se Kardec com audácia: algo apenas possível da parte de quem perdeu a lucidez ou nunca amou a codificação.

As consequências, além do sucesso mundano dos “purificadores” de Kardec, é a deturpação perversa do Espiritismo. Não sabemos o que o Espiritismo será em poucos anos se essa obra prosseguir. Entramos em nossa hora mais escura. Apenas a firmeza inspiradora do Cristo ao expulsar do templo falsos pregadores  negociantes da revelação divina  pode nos salvar.


Os argumentos da acusação

O que mais impressiona é que, apesar de que todas as supostas evidências históricas que justificariam as acusações contra os continuadores de Kardec e a desqualificação de seus livros terem se provado serem falsas, a campanha de destruição continua. Os fatos mais surpreendentes parecem não ter valor. Observamos um esforço continuado, planejado, que envolve algumas das maiores e mais poderosas instituições espíritas do Brasil em apoiar a desfiguração do Espiritismo.

O atual processo de desfiguração das obras básicas inicia-se com a polêmica sobre a autenticidade de A Gênese publicada pela primeira vez em 1869. Essa polêmica surge quando Henri Sausse, levianamente, acusa Pierre-Gaëtan Leymarie, no ano de 1884, de ter adulterado a referida obra por ele publicada em 1872 (Ver artigo anterior). Em resumo, três depoimentos de pessoas sérias afirmaram que o próprio Kardec tinha publicado edição revisada de 1869 com ampliações. Isso não foi suficiente para o movimento espírita brasileira aceitar a verdade. Argumentava-se que este livro de 1869 não existia. Na dúvida, acusa-se.

Em 2020, descobriu-se um exemplar deste livro em uma biblioteca suíça. Isso não foi suficiente. Encontrou-se outro documento histórico  uma carta escrita por Kardec a um editor alemão, afirmando que ele havia ampliado A Gênese e que já se podia iniciar a sua tradução para o alemão. Acredite: as acusações contra A Gênese e os continuadores de Kardec continuam.

Afirmava-se ousadamente: A Gênese de 1869 é adulterada e os continuadores, consequentemente, são irresponsáveis, levianos ou criminosos. Esse é o estado intelecto-moral de nosso movimento espírita atual.


Uma pergunta simples

Imagine que se tratasse, com o padrão das pesquisas denunciatórias, uma obra de Victor Hugo, de Adam Smith ou de qualquer outro pensador considerado sério? Certamente, a sociedade em geral ou, pelo menos, aqueles que os estudam e respeitam, reagiriam. Questionariam! Simplesmente não aceitariam acusações tão graves, fundadas em documentos coletadas e analisadas de forma tão atrapalhada. Não foi assim que agimos. Apoiamos as provas frágeis e as interpretações mal elaboradas contra a obra de Kardec e a honra de seus continuadores. O mestre dedicou mais de 12 anos de sua vida para elaborar o Espiritismo com os melhores critérios possíveis. Hoje, pesquisas apressadas, de caráter meramente especulativo, são justificativas “científicas” para desmoralizar pessoas sérias e autorizar pessoas desqualificadas intelectual e moralmente a reescrever a codificação.

As pesquisas são indispensáveis, certamente, mas a leviandade de resultados prematuros deve ser evitada. Desqualificar a edição final de A Gênese sem provas objetivas, rigorosamente avaliadas por diversos pesquisadores, qualificados e sérios, é inaceitável. Foi o que aconteceu. Gostaria de ver o currículo dos pesquisadores que tão ousadamente desqualificaram a quinta obra da codificação (a primeira de uma série, sabemos), bem como, o conselho técnico-científico que validou suas pesquisas. Não existe pesquisa social séria sem a revisão de pessoas independentes e qualificadas. As pesquisas que desqualificam A Gênese não tiveram nada disso. Demos a esses relatos de pesquisadores amadores a autoridade de desfigurar o Espiritismo. Resta uma pergunta: por que tanto descaso com Allan Kardec e com a obra do Espírito da Verdade?

Não nos cabe julgar ou condenar a ninguém. Examinamos aqui, rigorosamente, posturas e os métodos (que se apresentam como científicos) que tentam desqualificar a obra de Kardec e a lisura moral de seus fiéis continuadores. Isso deve ser trazido a luz. Não podemos em nome da caridade permitir que a obra espírita e a honra daqueles que deram a vida por ela sejam jogados na lata do lixo da história. A Humanidade perderia muito e nós, os espíritas atuais, seríamos responsabilizados por nossa consciência.


Um fato singular

Hoje, existem tantas comprovações da legitimidade da obra de Kardec publicada por ele e por sua esposa, em 1869 que será preciso um volumoso livro para expô-las todas. Todas essas evidências históricas estão facilmente disponíveis, inclusive, para o estudo acadêmico da história social e da mentalidade do atual movimento espírita e de suas instituições.

Esperamos que a Nova Geração realize uma crítica profunda de tudo o relatamos. Não avançaremos com segurança até entendermos o nível de degradação intelectual e moral no qual nos encontramos e aprendermos a sair deste escuro abismo.

Nos ocuparemos, no próximo artigo, de um fato singular: como explicar que, após todas as provas históricas, as acusações contra a obra de Kardec foram ampliadas.

Carlos Luiz

3 comentários:

  1. LAMENTÁVEL FATOS COMO ESTE, DIGNO DE PESSOAS SEM ESCRÚPULO E DECÊNCIA, INTELECTUAL E MORAL,PRINCIPALMENTE, QUE AGEM DESTA FORMA. MAS DE VERDADE, FALANDO POR MIM UM APRENDIZ QUE ENGATINHA AINDA EM BUSCA DAS LUZES QUE ESTA MARAVILHOSA OBRA ESPÍRITA (DE) EMITEM, NÃO ME PREOCUPO MUITO COM ESTES ESFORÇOS CONTRÁRIOS (INFRUTÍFEROS). A VERDADE, A LUZ, JAMAIS DEIXARÁ DE SER O QUE SEMPRE FORAM E SERÃO.... ADEMAIS, OS INUMERÁVEIS ESPÍRITOS DE LUZ (NOSSO CRISTO JESUS, BEZERRA DE MENEZES, CHICO XAVIER E TANTOS OUTROS ESPÍRITOS QUE NEM OUSO ME COMPARAR, ESTÃO CONDUZINDO TUDO ISTO COM MUITA MAESTRIA)....
    QUESTÃO DE TEMPO E ESTE GRANDE TREM (MOVIMENTO ESPÍRITA) CONTINUARÁ A TRILHAR O CAMINHO ÚNICO QUE NOS APROXIMARÁ CADA VEZ MAIS DO GRANDE CRIADOR.

    ResponderExcluir
  2. Wadi obrigado pela participação!

    Concordo com você: as distorções e desrespeitos passarão. Na verdade, nada está fora do controle do Cristo, tudo acontece por um motivo. Talvez, seja a nossa oportunidade de mostrar amor ao Cristo, a Kardec, à Verdade.

    Não é o futuro da Terra que está em questão, mas se teremos uma conduta verdadeiramente cristã ou não. Essa resposta está nossa consciência e é conhecida por aqueles que nos guiam.

    O futuro da Humanidade é luminoso, precisamos apenas iluminarmo-nos a nós mesmos, vivendo, na medida de nossas forças, as verdades do Consolador.

    O caos que vivemos é o início de uma ordem superior de harmonia e beleza para todos que se tornarem dignos dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito. Concordo plenamente. Quando penso na grandeza da evolução dos guias espirituais que escreveram através das mãos do humilde e elevadíssimo (moral) espírito Chico Xavier encarnado- André Luiz, Emmanuel, entre tantos outros, sem citar obviamente nosso Cristo Jesus, não tenho dúvidas que o caminho pode ser desviado/tortuoso/atrasado, porém, o destino é um só! Parabéns e obrigado pelo trabalho maravilhoso que faz na PEADE e Grupo Marcos. Evoluí um pouco já (penso eu...)através do cursos lá disponíveis.

      Excluir