quinta-feira, 4 de abril de 2019

Charles Kempf no Brasil

Não poderíamos deixar de fazer um registro da ilustre visite que o movimento espírita brasileiro recebeu estes dias: Charles Kempf (ver perfil no Facebook), francês, espírita convicto, atual presidente da Federação Espírita Francesa, membro do comitê de redação da Revue Spirite (Revista Espírita) e um dos mais respeitados pesquisadores da História do Espiritismo na atualidade.

Sua ligação com o Brasil é bem sólida: em missão profissional, ele morou em Recife por oito anos na década de 1980 e é casado com uma recifense. Além disso, foi membro do comissão administrativa do CEI - Conselho Espírita Internacional entre 2004 e 2006, do qual era filiada a FEB - Federação Espírita Brasileira.


Charles Kempf

Depois de eventos na Bolívia, Kempf veio para uma rápida passagem no Rio de Janeiro, onde participou de um congresso espírita em Niterói, junto com Raul Teixeira, depois seguiu para São Paulo, onde participou da programação ao vivo da TV Mundo Maior, visitou as instalações da FEAL (Fundação Espírita André Luiz), o Museu Espírita da FEB e o CCDPE-ECM (Centro de Cultura e Pesquisa Espírita Eduardo Carvalho de Monteiro).

Atividades de Kempf em Niterói-RJ

Charles Kempf na TV Mundo Maior e Rádio Boa Nova

Ery Lopes, Charles Kempf e Adriano Calsone no CCDPE-ECM


Wanderlei, Pedro Nakano, Charles Kempf, Ery Lopes, Adriano Calsone e Paulo Roberto

Kempf no Museu Espirita da FEB em São Paulo

Kempf e o documentarista espírita Oceano Vieira de Melo

José Orlando (presidente da USE), César Perri e Kempf

Charles Kempf tem oferecido muitas contribuições importantes à pesquisa histórica espírita. Recentemente ele trouxe à lume a inédita informação dos cuidados especiais do casal Amélie e Rivail (Allan Kardec) para com a pequena Louise (ver em "Louise: a filha adotiva de Kardec e Amélie") e também foi o garimpeiro de uma valiosa informação no tocante à nossa amada doutrina: vestígios de adulteração dos documentos do codificador em Obras Póstumas (ver em "Kardec fraudado em Obras Póstumas").



Atualmente, Kempf está trabalhando fortemente para que o Governo da França, através do seu Ministério da Cultura, reconheça o Espiritismo e o legado de Kardec como "patrimônio cultural francês", o que seria uma conquista histórica de significativos resultados práticos, por exemplo, a aplicação de recursos públicos para juntar materiais originais a respeito da Doutrina Espírita e seu codificador, por exemplo, quem sabe, para a instauração de um museu espírita nem Paris, o berço do Espiritismo. Essa chancela oficial permitira ainda que, conforme as leis internacionais que regem o direito à propriedade intelectual e cultura, tentar-se resgatar documentos afins saqueados dos espíritas durante a Segunda Guerra Mundial, visto que, e isso é um fato consagrado, as casas espíritas — cujo caso emblemático é o da Maison des Esprits  foram saqueadas e seus tesouros históricos dispersos.

Esperamos que não tarde a voltar ao Brasil, para a satisfação de todos nós, embora, ainda à distância, ele permaneça sempre ativo e em constante interação com os pesquisadores espíritas brasileiros, continuando sua contribuição para o Espiritismo.

Um comentário:

  1. Créditos das fotos, exceto a primeira no programa Jornal Nova Era na TV M Maior, são de Julia Nezu

    ResponderExcluir