quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Análise comparativa das alterações no livro A Gênese


Como é público e notório, há tempos circula no meio espírita a polêmica sobre possíveis adulterações na obra A Gênese, os Milagres e as Predições segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, a partir da 5ª edição, dita "revisada, corrigida e aumentada", conforme a pesquisa que temos desenvolvido na página especial O caso A Gênese. No entanto, o apurado dos documentos e do contexto histórico que fizemos até o momento nos leva ao parecer que as teses de adulteração não se justificam e que a edição revisada é uma autêntica e legítima obra do seu autor  Allan Kardec.

Em face disso, julgamos oportuno fazer um estudo sobre as alterações contidas na versão revisada em relação ao conteúdo da 1ª edição, especialmente objetivando dois fins providenciais:

  1. Examinar principalmente aqueles trechos mais controversos, apontados pelos ideários da teoria de adulteração como "evidência" de interferência estranha e indevida na obra de Kardec, para vermos se realmente essas alterações desvirtuam a Doutrina Espírita;
  2. Em considerando que são revisões feitas pela mão do legítimo autor — o Codificador do Espiritismo, na madureza de sua pesquisa e formação doutrinária —, é muito interessante buscarmos compreender a essência das novidades trazidas nesta edição revisada, pelo que, não sendo razoável supormos Kardec regredindo, nada podemos esperar senão ganho de conteúdo na obra revisada, a exemplo do ganho que observamos na revisão de outras de suas obras, a exemplo do que ocorreu com O Livro dos Espíritos.


Eis que listaremos aqui os itens estudados, atualizando este sumário à medida que as análises forem sendo concluídas.

É claro que as análises comparativas que aqui oferecemos representam o nosso ponto de vista particular, mediante a nossa compreensão; não as expomos com a pretensão de esgotar as possibilidades nem a arrogância de ser a mais absoluta verdade, afinal este é um terreno de subjetividade.

Lembramos ainda que: este nosso parecer atual, contrário às teses de adulteração, não é absoluto; continuamos com as pesquisas e permanecemos francamente abertos a analisar novos desdobramentos inerentes a este caso e preparados para refazer nossas conclusões, seguindo a lógica e a razão das coisas.

Para simplificar o estudo comparativo, sugerimos os volumes editados pela equipe do site Obras de Kardec, que são distribuídos gratuitamente:

As Edições de A Gênese - volume I (em francês)apresenta o texto completo da primeira e da quinta edição, lado a lado, conforme os originais em francês, com destaques das diferenças: o que foi acrescentado, modificado, suprimido, corrigido ou com ajustes de grafia, posição ou formatação das palavras.
Download

As Edições de A Gênese - volume II (em português)apresenta o texto completo da tradução em português da primeira e da quinta edição, lado a lado, com destaques das diferenças: o que foi acrescentado, modificado, suprimido, corrigido ou com ajustes de grafia, posição ou formatação das palavras.
Download


SUMÁRIO


*  *  *  *  *  *

E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo FacebookTwitter Instagram.


Nenhum comentário:

Postar um comentário