segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

Retrospectiva espírita 2023


Vamos recordar os maiores destaques do movimento espírita, mês a mês, durante o ano de 2023, que você pôde acompanhar através dos canais de divulgação da Luz Espírita, aproveitando para agradecer a todos a confiança depositada em nosso trabalho, conforme demonstra a enorme audiência do nosso Portal.

E vamos aos destaques!


JANEIRO

Começamos 2023 comemorando os 90 mil inscritos no nosso canal no YouTube; uma marca expressiva, considerando que não investimos em publicidade paga nem em apelos sensacionalistas, mantendo a seriedade necessária para uma adequada semeada doutrinária. Um ano depois, já estamos pertinho da primeira centena de inscritos:


Vale a pena lembrar também o pequeno filme-documentário sobre a preservação da obra de José Herculano Pires, o grande filósofo espírita do século XX, cujo acervo continua muito bem cuidado pela Fundação Maria Virgínia e Herculano Pires, pela Editora Paideia e pelo Centro Espírito Cairbar Schutel.


E ainda no primeiro mês do ano, publicamos um capítulo bônus do livro Espíritos sob Investigação: resgatando parte da História, da autoria de Carlos Seth Bastos, em complemento à edição impressa que então era recém-lançada, mas já vinha com a certeza de se tornar um clássico da Historiografia Espírita.



FEVEREIRO

Destacamos do segundo mês do ano o filme Nada é por Acaso, adaptação do romance espírito do livro homônimo psicografado por Zíbia Gasparetto, sob a inspiração do Espírito Lucius. Em nossa postagem, uma resenha honesta, sem preconceitos nem apelação.


Noutro momento marcante, divulgamos uma série de estudos em vídeo com o filósofo espírita Humberto Schubert, sob o título Estudos Filosóficos Espíritas, realizado com confrades residentes na Europa; um programa de reflexões muitíssimo valioso para uma melhor compreensão das grandes questões da doutrina kardecista em face dos postulados filosóficos tradicionais.



Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, também nós fizemos um experimento de uma "conversa virtual" com o ChatGPT, perguntando coisas sobre o Espiritismo e outros desafios teóricos sobre assuntos afins. Uma experiência que certamente vale a pena relembrar.


Para finalizar os destaques de fevereiro, recobramos a postagem pela qual anunciamos o lançamento da novíssima tradução de O Livro dos Espíritos de Allan Kardec, traduzida por Ery Lopes, disponibilizada gratuitamente para leitura e download através de nossa Sala de Leitura.


MARÇO

O primeiro destaque do mês de março é o post especial pelos 15 anos de lançamento do Portal Luz Espírita; portanto, uma década e meia de serviços prestados à divulgação e estudo do Espiritismo. É para comemorar mesmo, não é?


Em segundo lugar, destacamos o lançamento de mais um curso da PEADE, a nossa plataforma de cursos online, desta vez com o Estudo de O Livro dos Espíritos.


Mas como nem tudo são flores, temos que destacar também uma polêmica surgida que envolveu o movimento espírita, que encaramos com firmeza na postagem Allan Kardec e Espiritismo atacados pelo revisionismo esquerdista.


ABRIL

Continuando as atualizações da nossa Enciclopédia Espírita Online, vamos lembrar do lançamento do verbete "Trindade Universal", abordando interessantes aspectos doutrinários, especialmente os que dizem respeito à relação entre Deus, o elemento espiritual e o elemento material.


Nosso segundo destaque de abril é a matéria especial Como a ciência explica a experiência de presença sobrenatural, com base numa reportagem internacional, à qual fazemos nosso contraponto, à vista dos postulados espíritas que temos como validades pela lógica e pela razão das coisas.



E por falar em ciência, convém colocarmos em evidência mais uma postagem daquele mês de abril a respeito: um resgate em vídeo que conseguimos de "Vida depois da Vida" (Life After Life), filme-documentário com o Dr. Raymond Moody Jr. sobre EQM - Experiências de Quase-Morte



E ainda daquele mês, faz bem recordarmos a publicação Racismo em Kardec? da autoria do nosso confrade Paulo Neto, em resposta à polêmica que destacamos do mês anterior.


MAIO

O grande destaque de maio é a matéria especial O materialismo sedutor de Yuval Noah Harari e as profecias do Fim da História, uma reflexão por demais urgente frente a uma campanha generalizada em favor de um moderno materialismo e, por conseguinte, anticristã e antiespiritualista em geral.


Depois, salientamos nosso trabalho de apoio e divulgação do Projeto Allan Kardec da UFJF-MG, que na postagem em destaque contextualiza o manuscrito inédito "Oração e concórdia".



E, finalmente, nos voltamos a postagem que fechou o mês de maio intitulada Religião e espiritualidade no mundo - pesquisa IPSOS, 2023, que nos ensejou proveitosas reflexões sobre a situação da espiritualidade na atualidade.


JUNHO

Chegando na metade do ano, tivemos a estreia da versão em português da primeira edição do Catálogo Racional das obras que podem servir para formar uma biblioteca espírita, suplemento da Revista Espírita de abril de 1869, elaborado por Allan Kardec e, para nós hoje, especialmente de grande utilidade para resoluções de questões históricas dentro do movimento espírita.



Em outra relevantíssima postagem, tivemos um bom apurado biográfico de um personagem importantíssimo para a Historiografia do nosso movimento espírita: "O Anjo Guardião do Brasil: Ismael e a missão dos espíritas", texto assinado pelo nosso confrade Carlos Luiz.



Completando o mês de junho, nosso confrade Ivan Franzolim fez um pequeno balanço sobre os dados colhidos na Pesquisa Nacional Espírita 2023.


JULHO

Iniciamos o segundo semestre de 2023 destacando a live com os bastidores do Catálogo Racional, cuja tradução tinha estreado no mês anterior; Adair Ribeiro Jr., Carlos Seth Bastos, Ery Lopes e Luciana Farias responderam ao convide do canal Espiritismo em Kardec de Eric Pacheco.



O outro nosso destaque de julho é a recuperação de um vídeo extraordinário com o saudoso Hermínio Corrêa de Miranda, um dos mais respeitáveis estudiosos da doutrina kardecista do século XX, então proferindo um seminário espírita no interior de São Paulo.


AGOSTO

Principiamos agosto com remarcação da data de estreia do tão aguardado filme Nosso Lar 2: os mensageiros, então reagendada para 25 de janeiro de 2024.



Em seguida, destacamos o sensacional artigo O Médium do anticristo: Adolf Hitler, assinado por ninguém menos do que Hermínio C. Miranda e publicado originalmente na revista Reformador.



Outro momento memorável foi o da live promocional de lançamento do livro A Imagem da Luz: a presença do Cristo nas três revelações, do Grupo Marcos, sobre o qual conversaram Carlos Luiz e Ery Lopes.


SETEMBRO

Abrimos os destaques do mês de setembro recordando uma matéria com pesquisas científicas a respeito de possíveis evidências da existência da vida após a morte, estando à frente dessas pesquisas os acadêmicos brasileiros Alexander Moreira de Almeida, Marianna de Abreu Costa e Humberto Schubert Coelho.



Também de setembro, devemos dar especial atenção ao lançamento do canal Luz Espírita de podcast no SoundCloud, trazendo mais opções de mídias espíritas de qualidade para os verdadeiros interessados na doutrina kardecista.



E como setembro é um mês especialmente dedicado à campanha de valorização da vida e de prevenção ao suicídio, faz bem promovermos aqui o post "Estudo alerta para alta incidência de suicídio na adolescência", replicando o preocupante recado de uma reportagem da revista Veja.


OUTUBRO

No décimo mês do ano, não deixamos passar em branco a data do 219° aniversário de nascimento de Allan Kardec, o codificador do Espiritismo a quem tanto devemos as luzes que todos nós hoje colhemos dessa doutrina de luz.



Mas também não nos descuidamos da realidade atual, e destacamos a nossa postagem de alerta sobre a iminente legalização do infanticídio no Brasil, em atenção aos apelos das campanhas abortistas.



Por fim, de outubro, recordamos as publicações Manual de Traduções: O Livro dos Espíritos e Multilingual Manual: Translations of The Spirit's Book, ambos compilados pelo nosso confrade José Nunes Pereira Sobrinho.


NOVEMBRO

Damos partida aos destaques do penúltimo mês do ano velho trazendo o artigo "Espiritismo: uma religião digna do Criador", assinado pelo estudioso espírita Paulo Neto, dando a sua contribuição para as reflexões acerca da antiga polêmica quanto ao aspecto religioso do Espiritismo.



Em novembro nós tivemos mais uma ótima notícia para o movimento espírita: o início da produção de mais um filme com temática espiritualista: As Irmãs Fox, direção de Wagner de Assis, com previsão para estreia neste ano novo de 2024.


E para quem mal conseguir esperar mais esse promissor filme, para conhecer o que traz o seu enredo, destacamos mais o verbete "Irmãs Fox" publicado na nossa Enciclopédia Espírita Online, contando a trajetória das três irmãs: Margareth (Maggie), Catherine (Kate) e Leah, que protagonizaram o caso que deu origem ao grande movimento do Espiritualismo Moderno, que é precursor do Espiritismo.


DEZEMBRO

Chegando então no derradeiro mês do ano velho, vamos lembrar o relançamento da campanha Natal com Jesus, pondo em primeiro plano o verdadeiro significado das festividades natalinas.

 

Destacamos ainda a marca de 5 mil inscritos na PEADE, a nossa plataforma de cursos online da Luz Espírita, isso tudo em apenas 5 anos de atividades, sem apelações nem publicidade paga, contando apenas com a audiência das nossas mídias e a solidariedade dos confrades que apreciam e compartilham nosso trabalho em prol do Espiritismo.



E encerrando nossos destaques, vamos lembrar da exposição dos manuscritos de Allan Kardec pertencentes ao acervo do AKOL, então à disposição dos participantes do 12° Congresso Espírita do RS.


Então chegamos ao final do ano velho, caminhando com igual entusiasmo para continuarmos a divulgação espírita no ano novo.

Desta forma, além de mais uma vez agradecer a sua confiança depositada na audiência de nossas atividades, vibramos para que neste ano novo2024, tenhamos todos muito mais oportunidades de trabalharmos pela divulgação da Doutrina Espírita e desta forma contribuirmos efetivamente para o desenvolvimento do Espiritismo.

Contamos com a cooperação de todos, a começar pelo compartilhamento desta postagem.

* * * * * *

E para ficar bem atualizado de tudo o que ocorre de mais importante no movimento espírita, siga-nos pelo FacebookTwitter Instagram.

2 comentários:

  1. Vocês tem alguma notícia sobre o site autoresespiritasclassicos? Ele está fora do ar desde novembro último

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz.
      O site Autores Espíritas Clássicos, aliás um grande parceiro da Luz Espírita na divulgação da nossa amada doutrina, está sendo reprogramado depois de ter sofrido um ataque hacker que estava direcionando suas páginas para links nocivos. Nosso confrade e amigo Wanderlei dos Santos (diretor do AEC) já está cuidando dessa varredura, a fim de localizar os scripts maliciosos; em breve, certamente, o site estará no ar novamente.

      Excluir