sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Retrospectiva 2019


Chegamos ao ano novo, 2020, com boa expectativa de trabalho de divulgação da Doutrina Espírita e também gratos pelas oportunidades que nos foram concedidas no ano velho, 2019. Mas então, vamos passar em revista o que de mais importante registramos no ano que se passou:


JANEIRO

O ano de 2019 era aguardado por muita gente no meio espirita — e até fora dele — em razão das especulações geradas com o fenômeno da Data Limite, levantadas a partir de certas previsões atribuídas a Chico Xavier envolvendo a tramitação de determinados acontecimentos inerentes ao processo de transição planetária e o planejamento da espiritualidade superior para o destino da humanidade terrenaÀ vista dessa questão, oferecemos uma matéria especial ("O fenômeno Data Limite: a tese formulada a partir das revelações atribuídas ao médium Chico Xavier e os contrapontos") com o propósito de convidar os nossos confrades  espíritas e demais interessados para uma reflexão mais apurada da tese  sem sancionar sua validade nem desmentindo-a —, já que, segundo o que se propunha, nós estávamos adentrando no ano do prazo final da moratória dada para a manutenção de um plano de paz na Terra, evitando assim consequências catastróficas para todas as nações do globo terreno, sendo a tal data limite o dia 20 de julho que estava por vir. 

Também destacamos no mês inicial de 2019 a inclusão do verbete "Berthe Fropo" na nossa Enciclopédia Espírita Online. Aliás, uma merecida inclusão, dado a importância dessa grande defensora do Espiritismo da primeira geração de espíritas. Não só por ter sido amiga do casal Kardec e a mais próxima auxiliadora de Amélie Boudet desde que esta ficou viúva do codificador espírita, Berthe Fropo foi uma ativista das mais importantes e talvez a maior defensora da pureza doutrinária da codificação de seu tempo, como bem está registrado no verbete aqui anunciado.


FEVEREIRO

O começo de 2019 trazia ainda os respingos de que o movimento espírita sofrera com o escândalo dos abusos sexuais apontados ao (não espírita) João Deus, médium reconhecido mundialmente. Embora não tivesse relação direta com o Espiritismo, o dito contumaz abusador de mulheres de Abadiânia de Goiás estava — involuntariamente — "manchando" a imagem dos demais médiuns e mesmo do Espiritismo kardecista. Por conta de polêmicas desse gênero, vimos a utilidade de tratar do caso através de uma matéria especial intitulada "Sobre charlatões, milagres, varellas e outros efeitos colaterais do recurso mediúnico".

Naquele fevereiro também cuidamos de noticiar uma descoberta relevante para a preservação da nossa doutrina, conquanto fosse um fato triste por envolver um confrade da primeira hora: Pierre-Gaëtan Leymarie, como fica bem evidenciado na matéria "Kardec fraudado em Obras Póstumas".


Ainda no segundo mês de 2019 tratamos de outro tema espinhoso no movimento espírita: o Roustainguismo. Primeiro, no ato de Lançamento da Sala de Leitura "J.-B. ROUSTAING DIANTE DO ESPIRITISMO RESPOSTA A SEUS ALUNOS" da União Espírita Francesa, uma brochura em defesa de Allan Kardec e do Espiritismo como resposta da União Espírita Francesa frente a acusações de seguidores do segmento espiritualista proposto pelo advogado francês Jean-Baptiste Roustaing; em seguida, no post "Prefácio anti-Kardec publicado pela FEB em 1920", que publicamos um dia após o artigo anterior.


Mas teve celebração também naquele mês: felicitamos nossos confrades responsáveis pelos 10 anos do "Lampadário Espírita", um periódico espírita elaborado com muita dedicação por confrades nossos do Estado de Pernambuco. Uma década é uma marca muito boa e demonstração de perseverança e zelo para com a nossa doutrina  o que, com toda a certeza, merece ser prestigiado.



MARÇO

Aproveitando os festejos do Carnaval, destacamos daquele mês de março a matéria especial "Duelo entre o Diabo e Jesus e mais uma ressaca de Carnaval", que abordou a polêmica da vez envolvendo uma encenação, durante o desfile de uma escola de samba de São Paulo, pela qual o príncipe dos demônios aparentemente vence o Cristo.

Mas, tratando de coisa boa, destacamos também de março a postagem com as primeiras imagens reveladas da PEADE, a já anunciada Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita então em preparação pela parceria entre a equipe Luz Espírita e o Grupo Marcos, que estavas prestes a ser lançada ao público e já era aguardada por muitos.

Ainda naquele março foi anunciada a estreia da cinebiografia do codificador do Espiritismo: Kardec - a história por trás do nome, direção de Wagner de Assis, sendo a data de estreia reservada nos principais cinemas do país para o dia 16 de maio daquele 2019. Faz bem lembrar a positiva expectativa para esse filme, no sentido de que ele ajudasse a propagar o nome de Allan Kardec para além do movimento espírita.



ABRIL

Iniciamos o mês de abril saudando nosso confrade francês Charles Kempf, por ocasião de sua visita ao Brasil, esse que é um dos grandes pesquisadores e divulgadores do Espiritismo na Europa e quem está em ativa contribuição com os mais diversos pesquisadores e entidades espíritas brasileiros.

Merece nosso destaque também a postagem "Leymarie, aceite os meus conselhos...!" por Ery Lopes, um artigo sobre como Pierre-Gaëtan Leymarie foi oportunamente avisado dos escolhos de sua futura missão como administrador da herança de Kardec — para muitos, uma gestão desastrosa e fatalmente comprometedora para a continuação do Espiritismo na França e demais Europa. O teor foi oferecido igualmente como um alerta para os atuais dirigentes de casas espírita, lideranças do movimento espirita e formadores de opinião da comunicação doutrinária espírita.


Vale a pena recordar ainda a publicação de mais um episódio da série Poesia Espírita, desta feita "O despertar de um Espírito" de Jodelle (Espírito), extraído da Revista Espírita de Allan Kardec, edição de dezembro de 1858; narração de Katia Pelli.



MAIO

Do mês de maio destacamos primeiramente o artigo assinado pelo nosso confrade Rogério Miguez e intitulado "O papel das Mesas Girantes".


Em seguida, recordemos a resenha do filme "Kardec - a história por trás do nome", que, aliás, positivou o longa-metragem, sem spoiler, é claro, mas exortando os confrades espíritas e demais simpatizantes da doutrina a irem às salas de cinema assistir àquela obra admirável do cinema brasileiro, que então teria seu lançamento na semana seguinte, inclusive, com sucesso de público, bem como acompanhamos no post sobre a estreia do filme.

Ainda naquele mês, voltaríamos a tratar dessa produção na postagem "Apanhado de críticas — justas ou nem tanto — ao filme Kardec",


Em sequência, noticiamos: Novo verbete da Enciclopédia Espírita Online: "Irmãs Baudin", contendo recentes e relevantes descobertas sobre a identidade de duas das mais importantes médiuns de que Allan Kardec se serviu para configurar a obra básica da codificação do Espiritismo: O Livro dos Espíritos.



JUNHO

Começamos junho reproduzindo uma matéria do jornal Folha de São Paulo"Universidade de Minas Gerais vai estudar relatos de vidas passadas". O enfoque principal era o trabalho realizado pelo NUPES - Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, em parceria com a Universidade da Virginia, Estados Unidos da América. O trabalho no NUPES é coordenado pelo médico psiquiatra Dr. Alexandre Moreira-Almeida, que também é presidente da Associação Mundial de Psiquiatria. Da universidade americana é célebre o trabalho sobre reencarnação realizado pelo Dr. Ian Stevenson (1918-2007), depois continuado pelo Dr. Jim Tucker.


Em meados daquele período, lá estávamos nós noticiando a abertura de inscrições para experimentadores da PEADE, que o público estava esperando ansiosamente. No caso, foram oferecidas 200 inscrições para a primeira turma, vagas essas preenchidas em 24h.

Também naquele meio de ano postamos o lançamento em nossa Sala de Leitura da Biografia de Allan Kardec por José Maria Fernández Colavida, livro digital editado em parceria com o site Autores Espíritas Clássicos, com a tradução de Teresa de Espanha.

Ainda de junho colocamos em destaque a divulgação de mais um manuscrito restaurado pelo projeto Cartas de Kardec, nesse caso, uma carta do codificador espírita ao Sr. Pâtier. Nessa postagem, além de reproduzirmos as imagens dos originais, a transcrição em francês e sua tradução para o nosso português, fizemos algumas anotações sobre essa correspondência contextualizando seu conteúdo.



JULHO


Julho foi um mês agitado para o movimento espírita. Para começar, a Federação Espírita Brasileira emitiu uma nota pública reclamando a todos os divulgadores espíritas, sites, blogs e mídias em geral a observância dos direitos autorais de suas publicações e proibindo a reprodução total ou parcial de suas produções e até mesmo de exibição pública de qualquer produto sob seu domínio legal (o que inclui os principais títulos literários de Chico Xavier, Ivonne A. Pereira, Hermínio C. Miranda, etc.). Por conta disso, noticiamos com pesar a Exclusão de publicações da FEB da nossa Sala de Leitura, explicando as razões justamente desse nosso pesar e as discordâncias com essa postura tomada pela então diretoria da FEB. E é bom que se diga que muitas outras vozes do movimento espírita se levantaram contra essa medida febiana.

E, como já sabido, julho era o mês prevista pela tese Data Limite (ver retrospectiva de Janeiro). Então, exatamente no dia 20 de julho, o dia específico para o prazo final da referida moratória, postamos a matéria especial "Curso evolutivo da humanidade terrena e as possibilidades da tese Data-Limite", levantando ideias para reflexão acerca do tão falado fenômeno à época.


Também anunciamos no mês sétimo a data e o evento de lançamento oficial do livro "Autonomia, a história jamais contada do Espiritismo", Paulo Henrique de Figueiredo, trazendo como background as descobertas até então atualizadas do acervo do projeto Cartas de Kardec. Dentre outras coisas, o livro vinha oferecer detalhes das investigações do pesquisador Canuto Abreu que mudariam a história do Espiritismo e as recomendações do médium Chico Xavier, retransmitindo a mensagem de seus mentores espirituais, sobre o destino daqueles arquivos outrora secretos.



AGOSTO

Adentramos o mês de agosto noticiando a inclusão do filme Kardec no catálogo da Netflix. Pois é! Depois do sucesso de público (considerando os padrões nacionais) nos cinemas, o longa foi parar na mais bem-sucedida plataforma online de filmes e séries, ampliando assim o acesso geral à cinebiografia do codificador espírita. Além da informação, fizemos o convite para todos os assinantes para assistirem ao filme e registrarem um voto positivo no sistema de avaliação das produções dentro da plataforma online. Tudo isso para, mesmo indiretamente, ajudar a valorizar a temática e incentivar novas produções do gênero.

Outro destaque muito importante de agosto foi o lançamento oficial da PEADE - Plataforma de Estudos Avançados da Doutrina Espírita, com inscrições abertas ao público em geral e anúncio dos primeiros cursos.


Nada irrelevante também foi a notícia que postamos em 12 de agosto: "FEB retira Roustaing do seu estatuto", para muitos, um feito histórico ocorrido dois dias atrás — tanto para a própria Federação Espírita Brasileira quanto para todo o movimento espírita. Para se ter uma ideia, essa notícia entrou emergencialmente em pauta durante o já aqui referido evento de lançamento do livro "Autonomia: a história jamais contada do Espiritismo".




SETEMBRO

Em setembro foi a vez do cinema nacional receber a cinebiografia do médium e orador espírita Divaldo Pereira Franco, filme intitulado Divaldo: O Mensageiro da Paz, dirigido por Clóvis Mello e produzido em parceria entre a Fox Filme do Brasil, Cine e Estação da Luz Filmes. Infelizmente, a repercussão do longa ficou bem abaixo do que se esperava — apesar da qualidade do filme.


Bom lembrar que o mês sétimo é o da já tradicional campanha Setembro Amarelo, pelo que destacamos a matéria "Por mais flores e vivacidade", enfatizando a necessidade de conversarmos sobre suicídio e como prevenir esse terrível mal, buscando assim a valorização da vida.


E fechamos agosto destacando uma reportagem do Jornal da Band (TV Bandeirantes), "Espiritualidade é importante para a saúde do coração", sobre as benesses — especialmente para o coração — da oração, meditação, fé e outros valores espiritualistas, demonstrados por experimentos científicos coordenados pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.



OUTUBRO

E mais uma polêmica surge de fora para dentro do movimento espírita, conforme publicamos no post "Psicografias em investigação: Fernando Ben é acusado de falsificar mediunidade". Reportagem do programa Fantástico (TV Globo) relata a acusação de supostas fraudes de mediunidade de Fernando Bien, dito médium de psicografia, não espírita.


Outro destaque do décimo mês de 2019 foi a postagem "Atividade consciente fora do corpo: estudo da Escola de Medicina de Nova York"Matéria publicada no website da revista Época Negócios trata de uma proposição científica, oferecida pela Escola de Medicina Langone de Nova York, sobre a atividade da consciência após a morte. Sob o título "Quando você morre, sua mente continua funcionando, e você sabe que morreu", a reportagem relata que tal estudo afirma que "a pessoa continua consciente mesmo depois que o corpo não mostra mais nenhum sinal de vida". A reportagem nacional baseia-se num artigo do The Independent, intitulado "When you die you know you are dead: Major study shows mind still works after the body shows no signs of life".



NOVEMBRO

Do penúltimo mês do ano velho destacamos inicialmente a atualização da Enciclopédia Espírita Online, trazendo com isso um novo verbete: "Metempsicose".

Logo mais, postamos o achado de mais uma fotografia original de Allan Kardec.


Na sequência, a equipe da PEADE anunciou o lançamento de mais um curso para a plataforma de estudos online: o CDS- Curso Doutrina Secreta, como uma sequência do estudo inciado com o curso Iniciação à Psicologia Crística - IPC, lançado em agosto deste 2019. Neste novo estudo, detalhes dos mistérios das antigas ciências ocultas, outrora reservadas aos iniciados, hoje resgatadas pela Espiritismo para então torná-las acessíveis a todos quantos queiram experienciá-los, e, neste caso, sob a segurança das salutares instruções da Doutrina Espírita.


E ainda: resgatamos e compartilhamos com todos um excelente filme-documentário produzido pela consagrada emissora de televisão americana HBO: Ninguém Morre em Lilly Dale (2010, EUA).

Mas não é tudo: merece destaque a postagem Sobre Gugu Liberato, doação de órgãos, transplantes e Espiritismo, por ocasião do súbito falecimento do famoso apresentador de programas de televisão Gugu Liberato e seu gesto espontâneo de deixar testamentado sua intenção de ser doador de órgãos, ensejando-nos melhores reflexões sobre os fenômenos da doação e transplante de órgãos em vista das consequências espirituais.



DEZEMBRO

O mês derradeiro de 2019 despontou com uma inusitada disputa por homenagem a Chico Xavier no Congresso Nacional. No centro da "discussão", o declarado espírita Eduardo Girão, senador pelo Ceará, e o dito simpatizante espírita Franco Cartafina, deputado federal pelo Estado de Minas Gerais. Quase que ao mesmo tempo, cada qual propôs um projeto-lei para criar um título de "capital nacional da mediunidade", tendo como referência a pessoa de Chico Xavier. Coincidência? O problema é que os dois divergiram sobre o local a ser contemplado pelo tal titulo: Girão indicou Pedro Leopoldo, a cidade natal de Chico, enquanto Cartafina propôs Uberaba, onde o médium fixou residência e produziu a maior parte da sua magnífica obra mediúnica.

Na sequência, abrimos a já clássica campanha Natal com Jesus, pela valorização do verdadeiro significado da festa natalina: o nascimento do Cristo em sua passagem carnal pela Terra.


E por falar em Natal, o de 2019 foi ensejo para mais uma polêmica nas mídias, especialmente pelas redes sociais, como expusemos em Cristãos e entidades diversas contra filme que brinca com um "Jesus gay" e "Deus mentiroso".

Seguindo os destaques, temos o acréscimo do verbete "Daniel Dunglas Home" na Enciclopédia Espírita Online. Como se sabe, o Sr. Home foi o maior médium de seu tempo, conhecido como "o homem que flutuava", por quem Allan Kardec conservou grande respeito:


E para fechar o ano, um ensaio sobre "10 coisas boas e ruins no filme Kardec de Wagner de Assis que todo mundo precisa saber".


Agradecimentos infinitos a todos que nos depositaram a confiança da audiência e prestigiaram nosso trabalho. Especialmente agradecemos a quem nos ajudou compartilhando nossos posts e assim contribuiu para a propagação do Espiritismo. Esperamos continuar merecendo a companhia de todos neste ano novo e que possamos cada vez mais qualificar nosso trabalho e concretamente promover nossa amada Doutrina Espírita em prol da espiritualização do nosso povo. 

Abraço fraterno de toda Equipe Luz Espírita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário